quinta-feira, 24 de março de 2016

"Lula continua sem foro privilegiado" por Taiguara Fernandes

Por Taiguara Fernandes
Recapitulando: vão subir para o STF apenas os processos que dependem das interceptações telefônicas. Só. Se tiver as gravações no meio, sobe; se não tiver, fica em Curitiba.
Lá em Brasília, o STF vai analisar quem, nas gravações, tem foro privilegiado ou não. Quem não tiver, volta para Curitiba.
Não foi conferido foro privilegiado a Lula, não foi permitido a ele assumir o Ministério, a decisão nem foi sobre isso. A competência geral de julgamento sobre Lula não foi retirada de Sérgio Moro.
Se Moro quiser autorizar hoje mesmo um novo inquérito sobre Lula baseado nas provas obtidas ontem, na 26ª Fase da Lava Jato (a Operação Xepa, que não depende das escutas telefônicas), ele pode fazê-lo tranquilamente.
O que o PT quer é que vocês continuem espalhando a informação ERRADA de que Lula agora tem foro privilegiado, sem que ele tenha. Quanto mais vocês fizerem isso, mais fortalecem a narrativa deles e inibem qualquer ação de Sérgio Moro.
A decisão do Teori foi ruim, casuística, atrapalha? Sim, como eu mesmo já falei aqui.
Mas ela não tem os efeitos que estão alardeando. A desinformação tem como único objetivo dar a Lula um foro privilegiado midiático, porque ele não conseguiu o jurídico.
Moro já está pressionado a não tomar nenhuma atitude até decisão final do STF, mas contribuir com a desinformação tem um efeito pior: desautoriza Sérgio Moro e o apresenta como juiz arbitrário que agora foi colocado no lugar pelo STF.
É ISTO QUE O PT QUER.
Continuem os protestos, continuem a apoiar o juiz Sérgio Moro, continuem em cima do STF. Fiquem de olho.
Mas se acalmem, não se desesperem, não desistam. Ontem, por causa de informação errada, uma série de pessoas estava jogando a toalha.
Não façam isto.
Digam a versão correta das coisas: LULA NÃO TEM FORO PRIVILEGIADO. A DECISÃO NÃO FOI SOBRE ISTO.
Por que vocês acham que ontem, de repente, em questão de minutos, TODA A MÍDIA saiu espalhando que o Teori tirou a competência de Moro sobre Lula?
É óbvio que foi uma operação planejada de desinformação. Isto não estava na decisão e ELES SABIAM, bastava ler.
O que queriam era desautorizar Sérgio Moro, criar a narrativa de que ele fora corrigido pelo STF e de que agora Lula tinha novamente foro privilegiado.
A intenção é somente esta. Nada mais explica uma publicação tão coordenada de informações erradas.
Se vão conceder ou não foro especial a Lula no futuro, é outra história. O que eu estou dizendo é que AGORA, com a decisão do Teori, isso não foi feito.
É preciso parar de espalhar a informação errada de que isto aconteceu, por três motivos:
1) porque desanima a militância popular, que se desespera e joga a toalha, como muitos quiseram fazer ontem;
2) porque fortalece a narrativa de que Sérgio Moro foi desautorizado;
3) porque fortalece a narrativa falsa de que Lula JÁ É INTOCÁVEL, preparando o caminho para ele ser declarado intocável no futuro, como se nada tivesse mudado.
Alguém quer algum destes três efeitos? Pois é justamente o plano do PT agora.
Agradeço demais o interesse de todos que estão lendo minhas postagens nestes dias turbulentos.
Mas, se eu puder pedir apenas uma coisa, é o seguinte: não desanimem, não desistam, não retrocedam. Não parem o que estão fazendo: continuem a protestar, continuem a falar, continuem firmes e de olho em tudo. Não vamos dar sossego jamais.
O mal e a injustiça jamais vencerão o bem. Tenhamos fé em Deus, nosso sustento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário